PERGUNTAS PODEROSAS Forums Pergunta da semana Qual a importância da atividade constante e periódica de supervisão, bem como das reuniões da equipe de mediadores antes e depois de cada mediação, no processo de autodesenvolvimento e formação contínua dos mediadores?

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • Jorge Fernandes
    Mestre
    Número de postagens: 156

    Qual a importância da atividade constante e periódica de supervisão, bem como das reuniões da equipe de mediadores antes e depois de cada mediação, no processo de autodesenvolvimento e formação contínua dos mediadores?

    Jorge Fernandes
    Mestre
    Número de postagens: 156

    Daniela Nakad, integrante do nosso grupo, afirma, em seu artigo científico: “Contribuições de um olhar psicológico à mediação de conflitos familiares”, que: “Diante de tantos elementos, o que nos ajudará a defender e cuidar do Instituto da Mediação é nossa ética, aqui entendida como uma reflexão constante das ações e intervenções que adotaremos, à luz dos princípios estruturantes da mediação, um modo de ser, um conjunto de atitudes que entendemos como corretas ou adequadas para cada situação. Uma nova ótica inaugurando uma nova ética e uma nova Justiça. É fundamental perceber a quantidade de forças presentes neste campo e a necessidade de constante avaliação e reflexão da prática, seja antes e depois de cada mediação ou nas supervisões, importante para troca de experiências e alinhamento, do que é mediação. Que nós, mediadores, possamos ser faróis de luz, não para indicar o caminho a seguir para as pessoas, mas para iluminar as opções trazidas e escolhidas por elas, fazer desabrochar o seu poder.

    Elaine Noly Barrocas
    Participante
    Número de postagens: 8

    Acho muito importante a supervisão, mas, infelizmente, tenho pouca experiência com esse recurso. O que está ao meu alcance é avaliar com o co mediador logo após a sessão e, discutir, nos intervalos entre os encontros, as estratégias e técnicas a serem utilizadas. Me parece que a anotação de cada sessão, como um relatório, destacando as técnicas e o sucesso ou não da aplicação, reação e compreensão ou não dos mediandos, etc. concorre também para a reflexão contínua em mediação. e, ainda, vejo como importante a humildade do mediador num momento de eventual questionamento do seu posicionamento na supervisão.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.