PERGUNTAS PODEROSAS Forums Pergunta da semana Quando os advogados se contrapõem a medição e não são colaborativos de que forma os mediadores podem colaborar?

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • Jorge Fernandes
    Mestre
    Número de postagens: 156

    Quando os advogados se contrapõem a medição e não são colaborativos de que forma os mediadores podem colaborar?

    * Pergunta formulada pela mediadora Márcia Rosa

    Jorge Fernandes
    Mestre
    Número de postagens: 156

    Lenora Milesi: Fazer uma reunião privada com eles e mostrar como são necessários no processo mas na mediação são apenas fiscais da lei, verão que não será violado nenhum direito do seu cliente. É assim que trabalho.

    Leila Godinho: Aconteceu comigo numa ocasião, na qual o advogado de uma das partes não queria a mediação e já chegou dizendo que não tinha acordo. Fiz o discurso de abertura e falei que os mediandos são os protagonistas na mediação e que os advogados são muito importantes para esclarecer alguma dúvida jurídica dos seus clientes e também para ajudar a elaborar o acordo, se for o caso. Ouvi as partes em conjunto e em seguida fiz uma mediação individual com os advogados e expliquei que na mediação não se discute o mérito, sendo, portanto, a possibilidade de terminar o processo de forma amigável. Depois dos desabafos, a mediação transcorreu normalmente e fechamos o acordo.
    Sula Covre : Normalmente falo sobre a Importância dele na solução do caso. Nunca tive problemas.

    Jorge Fernandes
    Mestre
    Número de postagens: 156

    Elaine Barrocas: Gosto de garantir a apresentação do que é a mediação para os mediandos e seus advogados ainda q um ou outro mencionem, de início, não terem interesse. Acho importante passar a ideia à frente. A MAANA é uma boa técnica para esse momento de resistência (a proposta fora da mediação é mais interessante?).

    Izabel: Esta situação era muito frequente no passado. A medida em que os advogados foram conhecendo a mediação, esclarecendo as questões relacionadas aos seus honorários, esta resistência diminuiu significativamente. Atualmente praticamente não encontro mais problemas. Quando acontece, percebo que está relacionado ao desconhecimento. Outra situação, está relacionada ao perfil do advogado. Advogados que se sentem donos do processo e com autoridade sobre seus clientes, tem dificuldade em aceitar a autonomia e protagonismo do cliente. Diante da resistência, costumo não chamar a atenção para isso. Interajo ao longo da sessão, trazendo o advogado para dentro da mediação. Muito rapidamente estes advogados aderem a mediação e, se não se tornam colaborativos, não interferem negativamente. Raramente tenho situações em que o advogado confronta a figura do mediador e quando necessário me posiciono de forma assertiva, não deixando dúvidas quanto a soberania sobre a condução da mediação.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.