PERGUNTAS PODEROSAS Forums Pergunta da semana Que atitudes você toma para que todos os participantes da sessão de mediação sintam-se acolhidos?

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • Jorge Fernandes
    Mestre
    Número de postagens: 156

    Que atitudes você toma para que todos os participantes da sessão de mediação sintam-se acolhidos?

    ana ford
    Participante
    Número de postagens: 3

    Sendo informal sem ser intima, tranquila sem ser lenta e alegre sem tirar p foco.

    Elaine Noly Barrocas
    Participante
    Número de postagens: 8

    Acho mais fácil tornar o ambiente acolhedor na mediação presencial visto que o espaço físico também vai concorrer. Na virtual e na presencial, procuro, já na apresentação da mediação, questionar se os participantes compreenderam e têm dúvidas e se a proposta tem afinidade com seus modo de pensar e de ser. Deixo à vontade para escolherem quem começa a falar. Me policio para não manifestar qualquer expressão facial no momento dos relatos, apenas sinalizando, com a cabeça, que os estou ouvindo. Arranjando, a cada encontro, os dias e horários das próximas sessões conforme a possibilidade de todos. Fazendo uso do caucus. Deixando claro que o acordo pode ser um resultado assim como pode-se não chegar a ele.

    Rosangela Silva
    Participante
    Número de postagens: 3

    a) Adoto uma postura de descontração, sem perder a genuinidade dessa postura. Não forço nada, aliás, se me pedissem isso, não conseguiria;
    b) Se estou em uma mediação judicial, seja presencial ou on line, procuro trazer os mediandos para um ambiente simpático e informal, sem, no entanto, perder o foco da seriedade que o ato impõe;
    c) Afeta aos princípios da mediação, neles pauto a minha conduta do inicio ao fim, sempre estabelecendo o rapport e a empatia como aplicação de ferramentas. (bem melhor quando acontece espontaneamente, mas, sabemos, sem hipocresia, nem sempre é assim);
    d) A observação e reforços irrestritos da minha imparcialidade, aliada aos princípios de isonomia entre os mediandos, são fundamentais para um bom acolhimento.
    e) Estou sempre me realinhando durante toda a mediação, para que, em cada fala dos mediandos, eu me distancie de meus julgamentos e pré-conceitos e os escute, apenas.

    joaonadaes
    Participante
    Número de postagens: 1

    – Deixamos a vontade para escolherem o lugar onde preferem sentar; perguntamos como foi para encontrar o centro de mediação; perguntamos como gostariam de ser chamados; utilizamos o nome escolhido e fazemos o uso do mesmo quando nos dirigimos a cada um deles; oferecemos um café e/ou uma água; perguntamos como estão chegando; informamos que podem nos interromper para fazer alguma pergunta de esclarecimento ou tirar alguma dúvida; perguntamos sobre o que desejam saber sobre a mediação, sobre o que pensam da função dos mediadores, do processo de mediação e a função deles na mediação; acolhemos a palavra e com a palavra e o corpo; acompanhamos com gestos o que falam e com o corpo alternando na direção de quem fala e de quem escuta; acolhemos com o olhar, com uma escuta generosa e uma palavra positiva; legitimamos suas falas, valorizamos e respeitamos suas singularidades e validamos seus sentimentos; informamos que a vontade de ambos será necessária para aderir a mediação, permanecer na mesma e alcançar um acordo caso assim desejem; perguntamos se possuem alguma dúvida, se desejam participar da mediação e se positivo perguntamos qual o objetivo que desejam alcançar na mediação.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.