PERGUNTAS PODEROSAS Forums Pergunta da semana Vitor Frankl afirma: “Entre o estímulo e a resposta existe um espaço. Nesse espaço está o poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta encontra-se o nosso crescimento e a nossa liberdade.” Em que medida o texto acima pode auxiliar o mediador no seu autodesenvolvimento?

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • Jorge Fernandes
    Mestre
    Número de postagens: 156

    Vitor Frankl afirma: “Entre o estímulo e a resposta existe um espaço. Nesse espaço está o poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta encontra-se o nosso crescimento e a nossa liberdade.” Em que medida o texto acima pode auxiliar o mediador no seu autodesenvolvimento?

    Ana Paula Vieira
    Participante
    Número de postagens: 2

    “Entre o estímulo e a resposta existe um espaço. Nesse espaço está o poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta encontra-se o nosso crescimento e a nossa liberdade.” Vitor Frankl conta dessa antessala da ação delimitada pelo estímulo e a resposta como fronteira. Nessa antessala cabe um inspirar e um expirar. Quantas partículas dentro do inspirar, dentro do ar que podemos inspirar cabem nessa antessala? A inspiração vem da escolha de como utilizaremos esse combustível (oxigenio) para inflamar o pensamento dentre os incontáveis pulsantes dentro dessa aquisição/compartilhamento. Somos algo novo a cada inspirar e expirar, dentro de tudo que já somos, fomos e viremos a ser. Somos um mediador novo a cada inspirar e cada mediação. Podemos aprender a ampliar essa antessala e preparar ali um Raport para cada evento que ingressa na nossa cognição e que partilhamos a partir dela. Essa dança da inspiração/cognição me encanta. Bom dia!

    Elaine Noly Barrocas
    Participante
    Número de postagens: 8

    Para mim, o poder, no caso do mediador, aqui, está no espaço que há entre a resposta e a próxima pergunta. Esse prá lá de desafiante espaço é o grande gerador de poder. Empoderamento para os mediandos e empoderamento para o mediador: espaço de reflexão e responsabilização e espaço de geração de confiança.

    Jorge Fernandes
    Mestre
    Número de postagens: 156

    Ao meu juízo, o texto de Vitor Frankl é muito inspirador. Ele fala da necessidade de reflexão e do poder da palavra que pode promover o nosso crescimento e liberdade ou destruir a nós e aos outros. Sábio é o ser humano que refreia sua língua e não fala tudo que lhe vem imediatamente à mente. Como mediadores temos que ser reflexivos e cuidarmos do que sai de nossas bocas. Podemos em segundos botar tudo a perder ou contribuir para que o diálogo em movimento sirva para apaziguar e costurar as teias dos relacionamentos dos mediandos que foram rasgadas.

    Ivone Hiromi Takahashi Saraiva
    Participante
    Número de postagens: 4

    Estimular ao máximo a conversa direta entre as partes e o respectivo empoderamento. Diversas vezes isto dá certo e a parte mais fraca acaba crescendo. Tbm já ocorreu comigo que a parte mais fortalecida pela primeira vez escutou uma explanação quase objetiva da outra parte sem ser apenas lamentos e queixas e acabou com um comportamento mais ponderado.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.